Zelensky confirma reunião com Donald Trump no domingo

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, confirmou nesta sexta-feira (26 de dezembro) que se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (28). O anúncio veio após negociações avançadas entre as delegações dos dois países, com Zelenskyy destacando em suas redes sociais que "muita coisa pode ser decidida antes do Ano Novo" em relação ao plano de paz para encerrar a guerra contra a Rússia.

O encontro faz parte de esforços diplomáticos intensos, incluindo uma conversa telefônica recente de Zelenskyy com os enviados dos EUA Steve Witkoff e Jared Kushner. Ele afirmou a jornalistas em Kiev que acredita que a reunião ocorrerá no domingo, abordando um rascunho de 20 pontos para a paz.

O plano de paz atualizado surge após rodadas de negociações entre Washington e Kiev, com questões territoriais ainda pendentes, mas avanços significativos em temas como reconstrução pós-guerra e concessões ucranianas. Zelenskyy enfatizou que a Ucrânia "não vai desperdiçar nenhum dia", sinalizando urgência para finalizar o documento antes de 2026.