O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram uma ligação nesse domingo, discutindo sobre os conflitos na Ucrânia e em Gaza. A conversa ocorreu enquanto negociações de paz lideradas pelos EUA na Flórida mostravam progresso, com oficiais ucranianos e russos descrevendo as reuniões como "construtivas". Starmer atualizou Trump sobre o trabalho da Coalizão dos Dispostos, grupo de mais de 30 países liderado por Reino Unido e França, para apoiar um acordo de paz e garantias de segurança.
As negociações na Flórida envolveram encontros intensos: negociadores americanos se reuniram com oficiais russos no sábado, após discussões separadas com ucranianos e europeus na sexta-feira. O enviado russo Kirill Dmitriev, negociador chave de Vladimir Putin, chamou as conversas de "construtivas". O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy postou nas redes sociais que as negociações avançam "em ritmo bastante rápido".
No Oriente Médio, os líderes abordaram Gaza, onde um cessar-fogo iniciado em janeiro permanece frágil. Autoridades locais relatam quase 400 mortes, incluindo crianças, por tiros israelenses desde a implementação do acordo, apesar da promessa de fim das operações militares. Starmer também informou Trump sobre a nomeação de Christian Turner como novo embaixador britânico em Washington, substituindo Peter Mandelson, demitido em setembro após revelações de emails sobre sua relação com o condenado Jeffrey Epstein.