Ministério da Agricultura recolhe 23 lotes de café torrado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recolheu 23 lotes de café torrado de quatro marcas — Terra da Gente, Jalapão, Made in Brazil e Q-Delícia — em quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins e Ceará. As apreensões ocorreram após análises dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) detectarem impurezas e matérias estranhas acima do limite de 1% permitido. A marca Terra da Gente foi a mais afetada, com 18 lotes das variedades extra forte e tradicional.

No Ceará, o lote 2 da Q-Delícia, foi recolhido sem registro no Cadastro Geral de Classificação (CGC/Mapa). A Jalapão teve dois lotes apreendidos no Tocantins, enquanto a Made in Brazil apresentou irregularidades em dois lotes no Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal identificou materiais como pedras, areia, grãos de outras espécies, galhos, folhas e cascas.

Em 2025, a fiscalização intensificada resultou em apreensões significativas, como 40 toneladas de café torrado e moído no Paraná — equivalente a 80 mil pacotes de 500g. Fernando Augusto Mendes, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no estado, atribui as irregularidades ao uso de matéria-prima de baixa qualidade.