O Irã realizou exercícios militares em larga escala com mísseis balísticos e de cruzeiro em várias cidades, incluindo Teerã, Isfahan e Mashhad, conforme reportado pela mídia estatal iraniana nessa segunda-feira. Esses treinamentos envolveram lançamentos simulados contra alvos inimigos, destacando a capacidade da Guarda Revolucionária para responder a ameaças estrangeiras.
Israel alertou os Estados Unidos, sob o presidente Donald Trump, de que esses exercícios podem indicar preparativos para um ataque surpresa contra seu território, embora que especialistas apontam uma baixa probabilidade. Os serviços de inteligência israelenses monitoram o rearmamento iraniano pós-conflito de junho de 2025.
O Ocidente vê o arsenal iraniano como uma ameaça à estabilidade regional e potencial vetor nuclear, apesar das negativas de Teerã sobre armas atômicas. Relatos iniciais de vídeos foram contestados pela mídia estatal, que os atribuiu a aeronaves de alta altitude. O país já realizou exercícios navais anteriormente no Golfo de Omã e no Estreito de Ormuz.