A Índia lançou o satélite de telecomunicações mais pesado de sua história em 24 de dezembro, por meio da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), utilizando o foguete LVM3-M6, conhecido como "Bahubali". Com massa de aproximadamente 6.100 kg, o satélite BlueBird Block-2 foi colocado em órbita baixa da Terra, a cerca de 520 km de altitude, superando o recorde anterior de 4.400 kg.
A missão ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, às 8h55 no horário local, e foi realizado a partir de um contrato comercial entre a NewSpace India Limited (braço comercial da ISRO) e a empresa americana AST SpaceMobile. O satélite possui uma antena de 223 m², a maior já colocada em órbita baixa pela ISRO em uma missão comercial, projetada para fornecer conectividade 4G e 5G, sem necessidade de infraestrutura terrestre.
Líderes indianos, como o ministro das Relações Exteriores Subrahmanyam Jaishankar e o primeiro-ministro Narendra Modi, celebraram o feito. O presidente da ISRO, V. Narayanan, enfatizou a confiabilidade do LVM3, com nove missões bem-sucedidas e 100% de acerto. O programa espacial indiano, que acumula 104 lançamentos de Sriharikota, expande a constelação da AST SpaceMobile, já com cinco satélites em órbita desde 2024.