O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 2 bilhões em financiamento para a Rumo S.A. destinados à conclusão da primeira etapa da Ferrovia do Mato Grosso (FMT). Essa fase abrange a construção de 162 km de trilhos entre Rondonópolis e Dom Aquino, no estado de Mato Grosso, para escoar a produção agroindustrial local. As obras devem ser finalizadas no segundo semestre de 2026, gerando cerca de 114 mil empregos diretos e indiretos ao longo do projeto completo de 743 km.
O investimento complementa captações anteriores da Rumo, que em 2025 já emitiu R$ 4,8 bilhões em títulos incentivadas para a FMT e a Malha Paulista, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade de commodities brasileiras no mercado internacional. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou os benefícios ambientais, pois o modal ferroviário emite menos carbono que o rodoviário, aliviando a sobrecarga nas estradas do Centro-Oeste. A iniciativa prioriza o escoamento de grãos como soja e milho rumo a portos como Santos.
A Ferrovia do Mato Grosso, dividida em cinco fases, ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá, fortalecendo a infraestrutura logística nacional. Financiamentos prévios do BNDES à Rumo, como R$ 500 milhões para automação de trens em 2025 e R$ 686 milhões em projetos anteriores, demonstram a parceria contínua para modernizar malhas em MT, SP e GO.