Alexandre de Moraes determina reabertura de processos contra Alexandre Ramagem

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a reabertura de processos contra o ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) após a cassação de seu mandato pela Câmara dos Deputados. A decisão ocorre nessa segunda-feira e foca em acusações por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado ligados aos atos de 8 de janeiro.

A suspensão anterior das investigações havia sido concedida enquanto Ramagem mantinha o foro privilegiado, mas com a perda do mandato, os autos retornam à 1ª Turma do STF para julgamento, possivelmente em fevereiro de 2026. Ramagem, condenado previamente a 16 anos de prisão por envolvimento em trama golpista, está nos EUA e é considerado foragido.

A cassação do mandato foi determinada pela Mesa Diretora da Câmara em 18 de dezembro de 2025, cumprindo ordem de Moraes que vinculava a extinção ao trânsito em julgado da condenação criminal, conforme artigo 55 da Constituição. Ramagem reagiu chamando Moraes de "ditador" e acusando a decisão de desrespeitar o regimento interno da Casa.